Dando a cara a tapa

Dando a cara a tapa



Para os que não me conhecem, sou mineiro, assim como os demais, temos a fama de "come quieto", de ser tímido, somos pessoas acolhedoras entre outras características.

Há aproximadamente uma ano comecei a escrever neste blog, que hoje já conta com mais de 12.000 visitas e alguns comentários. Nos primeiros posts poucos acessos, quase que nenhum comentário, mas também pouca divulgação da minha parte. Eu querendo que as pessoas descobrissem meu blog sem ao menos divulgar, complicado né?

Então parti para divulgação em algumas listas que eu participava na maioria das vezes apenas como leitor, iniciei com o DFTestes e isso já vou o suficiente para despertar a curiosidade da comunidade e fazer os acessos quadruplicar em alguns dias. Assim como os acessos, os comentários também apareciam e eu fui tomando coragem a participar de maneira mais efetiva nos grupos e listas, contribuindo com as dúvidas relacionadas aos assuntos que eu possuía um maior domínio do assunto.

Em pouco tempo comecei a ver o quanto é gratificante um elogio, por menor que seja, o feedback e sentimento de ajudar alguém que passava por um problema similar ao que você já passou e você ali com pouco esforço conseguir contribuir para a solução de um problema de alguém com pouca experiência ou dificuldade técnica.

O blog serviu de ponta pé inicial para que eu começasse a dar a cara a tapa na comunidade, em novembro do ano passado, descobri via lista de discussão  que teria em Minas Gerais, mais específico em Uberlândia um evento voltado exclusivamente para testes de software o UaiTest. Foi quando tomei coragem e submeti uma palestra, após alguns dias recebo um email do João Júnior me informando que minha palestra tinha sido escolhida e lá estava eu, feliz e começando a me preparar para meu primeiro evento.

Chegando em Uberlândia conheci pessoalmente pessoas que sempre acompanhava via blog, twitter e listas como Stefan, Daniel Amorim e o próprio JJ. Como quase toda primeira vez, fiquei um pouco nervoso ao falar para um número maior de pessoas, acabei gastando um pouco a menos de tempo do previsto, mas a sensação de ouvir aplausos e ser elogiado ao descer do palco, sinceramente não tem dinheiro que pague. Naquela tarde ainda fui surpreendido por pessoas me parando com perguntas sobre minhas skills e pessoas interessadas na minha carreira.

"De lá para cá" perdi bastante parte da vergonha que tinha, graças há uma oportunidade do GUTS-RS em específico o Gabriel Oliveira pude participar de um Hangout ao vivo para todo país e poder contribuir um pouco com minha experiência.

Agora irei participar de mais um Hangout já aproveito para deixar um convite, o tema é bastante interessante além de ser uma novidade para muito testers.


Indo mais além, encontrei duas pessoas mineiras(Samantha e Mateus)  :) corajosas e juntos estamos tentando realizar um sonho que tínhamos em comum, fazer um evento de testes de software em Belo Horizonte a nível nacional. O evento promete, o Call4Papers está bastante movimentado e já apareceram bastante pessoas interessadas, tanto para ir no evento, quanto para apoiar e/ou patrocinar.


 Minas Testing Conference


A intenção é realmente fortalecer a comunidade de teste de Minas Gerais, que há tempos anda meio parada e eu sei que aqui como em outras partes do país, temos bastante pessoas que podem contribuir para este crescimento. Aproveitando o post, para os mineiros e para quem animar vir em BH, montei um grupo no MeetUp onde vamos ter frequentemente encontros presenciais para discutir quaisquer temas que a comunidade julgar interessante.

Você que ainda não tem um blog, FAÇA um, compartilhe seus conhecimentos, frequente as listas e grupos de discussão, compareça a eventos e tente dar a cara a tapa e sinta a gratidão de um elogio!!

Por hora é isso, nos vemos em breve!

Abraços e voltem sempre!   

4 comentários:

  1. Gabriel Oliveira5 de abril de 2015 18:52

    Baita evolução senhor ! A comunidade agradece imensamente por todo esse tempo investido em blog posts e conferências o/ !!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom e instrutivo, cara!!!

    Valeu! Vou seguir as dicas!

    Começando agora:

    Pessoal, acessem:

    http://python3-dicas.blogspot.com.b





    hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, @FredMoreira! Descobri seu blog no Agile Testers e você, juntamente com o @Stefan Teixeira, contribuíram bastante para que eu começasse escrever e participar mais da comunidade. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Antônio Carlos! Participando da comunidade a gente ajuda as pessoas, mas também aprendemos :)

    ResponderExcluir